sexta-feira, 3 de abril de 2009

Características de uma igreja viva

CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA VIVA
“A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número” (At 9.31).
1. Deus havia escolhido um povo para ser seu instrumento de proclamação da salvação. Agora, com a vinda de Jesus ao mundo, este privilégio é estendido a todo aquele que crê nele como Salvador e Senhor. Assim a Igreja torna-se o novo povo chamado e justificado pelo próprio Deus. Em Jesus Cristo, pessoas de características e origens diferentes são reunidas para dar um real significado à história humana na proclamação do Evangelho. A missão do novo povo é levar todas as pessoas à reconciliação com Deus por meio de Cristo. Diz o apóstolo Pedro: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9).
CINCO CARACTERÍSTICAS DESTE POVO DE DEUS
PRIMEIRA – A IGREJA É UM POVO ESCOLHIDO. É Deus quem age e escolhe um povo para si. Como povo, existimos porque Deus agiu graciosamente em nosso favor. Isso não é fruto do nosso esforço, mas do amor de Deus.
SEGUNDA – A IGREJA É UM POVO PEREGRINO. A Igreja é formada de “estrangeiros residentes”. Não somos deste mundo mas estamos no mundo. Por isso, a Igreja não se apega ao mundo, mas também não sai do mundo. A Igreja assume responsabilidades como “luz do mundo e sal da terra”.
TERCEIRA – A IGREJA É UM POVO DA ALIANÇA. Deus chama pessoas para estabelecer com ele um pacto de fidelidade que gera vida nova, real e concreta neste mundo. Disse Jesus: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16).
QUARTA – A IGREJA É UM POVO QUE TESTEMUNHA. Ela aponta para o agir de Deus em nosso meio ontem e hoje. Também olha para o futuro e testemunha que a nossa redenção se aproxima. “... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).
QUINTA – A IGREJA É UM POVO SANTO. Ela não é santa por si mesma, mas por meio daquele que ela adora e proclama: “Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras” (Sl 96.9). Esse Deus adorado em sua santidade faz com que ela, a Igreja, seja diferente do mundo.
2. A Igreja constituída de pessoas e de famílias é um núcleo abençoado de infinito valor. A totalidade das igrejas locais forma a Igreja do Senhor. Cada igreja local desempenha o papel relevante diante de Deus, no lugar em que surgir. Cristo, ao dirigir-se às Igrejas do Apocalipse, escrevendo sua carta mensageira a cada uma delas, escreve também a cada Igreja nos dias de hoje. Termino esta nota pastoral com os versos de um autor desconhecido:
HINO DA IGREJA CRISTÃ
1. Levantando de Cristo a bandeira,
No calvário pungente surgiu
Uma Igreja ditosa e altaneira,
Que na cruz o Senhor redimiu.
2. Sob a luz da Sagrada Escritura,
Da oração do eterno Senhor,
O caminho da Igreja fulgura,
Refletindo o divino esplendor.
3. Sobre o mar proceloso da vida,
Ponde em Cristo a fiel diretriz,
Segue a barca da Igreja remida,
Rumo certo ao destino feliz.
4. É uma Igreja que nunca se abate,
Fortaleza na Rocha eternal!
Tem em Cristo, no Santo combate,
O penhor da vitoria imortal.
5. Quando Cristo, entre nuvens brilhantes,
Retornar majestoso em poder,
Ó Igreja em louvores vibrantes,
Vai com fé teu Senhor receber.

Pr. João Arantes Costa

Nenhum comentário: