quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Sabedoria de Pv 8 é messiânica

A sabedoria de Pv 8 e Cristo

Em uma aula virtual no curso de pós-graduação no Mackenzie sobre o a literatura sapiencial, mais especificamente, Pv 8, estava escrito: "Em vários contextos, a sabedoria é personificada; ela é nascida de Deus, ela se alegra no mundo criado, e é a fonte da vida."
Indo além do comentário, faço a seguinte proposição: A Sabedoria de Pv 8, com “S” maiúsculo, não é somente uma pessoa, mas tem matiz messiânica, de modo que fala de Cristo. Assim sendo, não somente foi personificada, mas messianizada.
A seguinte estória pode ilustrar o que proponho: Se eu estivesse numa viagem para Jerusalém lendo Pv 8, e, de repente, o apóstolo Paulo aparecesse ao meu lado perguntando: "Entendes tu o que lês?" Eu não hesitaria em dizer-lhe: "Como poderei entender, se alguém não me ensinar?".
Creio que Paulo me anunciaria Jesus a partir desse texto, dizendo: "Cristo é a sabedoria de Deus" (1Cor 1.24).
Fundamento minha proposição no seguinte raciocínio: A linguagem de Pv se assemelha muito com a linguagem de Jo 1 e Cl 1.
João afirma que Cristo estava no princípio com Deus. Duas vezes ele usa a palavra princípio. O mesmo ocorre em Pv 8. No evangelho de João o vocábulo grego é arché, ao passo que o em Pv 8 o hebraico é re’shiyth. A LXX usa a mesma palavra de João para traduzir o hebraico.
Assim sendo, Tanto Pv quanto João usam o mesmo termo. A palavra princípio transmite a idéia de princípio absoluto, i.e,” algo antes do tempo, não um começo dentro do tempo, mas um princípio absoluto, que se pode afirmar somente com respeito a Deus, de Quem não se pode predicar nenhuma categoria temporal” (Dicionário Internacional de Teologia do NT, p. 368).
Em Cl 1.15-20 que fala da preexistência e supremacia de Cristo, se refere a ele como “o princípio”. A palavra também pode denotar que Cristo é a “causa primordial da criação” (DITNT, p. 369), embora o sentido de Jo 1.1, a saber de “princípio absoluto” não esteja excluído.
Todos os textos em comento (Jo 1.1, Cl 1.15 e Pv 8) falam de um momento chamado princípio, e que nesse momento uma pessoa que se relacionava com Deus estava envolvida na obra da criação.
Portanto, são textos cujo paralelo extrapolam a mera correlação casual de textos, ou coincidência, de modo que a relação dos textos não é forçada pela paralelomania, mas há um contexto que une os textos em torno de um assunto comum: uma pessoa-princípio-criação-Deus.
Ante essa estreita relação, não hesito em afirmar que a sabedoria de Pv tem matiz messiânica. A propósito, outros textos considerados messiânicos (Sl 22, entre outros Salmos) são bem menos explícitos que Pv 8. Ora, se Paulo não hesitou em afirmar que a pedra que jorrava água para o povo no deserto era Cristo, com efeito, faria a mesma afirmação, Cristo é a Sabedoria de Pv 8, se houvesse oportunidade de se manifestar sobre o texto de Pv 8.
A propósito, em outros textos o apóstolo Paulo faz uma declaração implícita, como em 1Cor 1.24, e Cl 2.3. Ou seja, nesses textos, embora Paulo não fizesse alusão direta ao texto de Pv 8, é possível inferir que estivesse referindo-se implicitamente.
Com vistas a elucidar e corroborar minha assertiva, acrescento o seguinte comentário:

“É clara a influência destes VS. No prólogo do Evangelho de João.
A sabedoria se oferece como mediadora eficaz entre Deus e o homem. O NT apresentará mais tarde Cristo como a sabedoria de Deus (1Co 1.24,30; Cl 2.2-3) e como o único mediador eficaz entre Deus e o gênero humano (1Tm 2.5) (Bíblia de Estudo Almeida).

“Visto que os mandamentos e a sabedoria são ligados em Dt 4.6 e, especialmente, no pensamento judaico (por exemplo, Eclesiástico 24.23; Apocalipse de Baruque iii. 37 e segs.), não é surpreendente que o apóstolo Paulo tenha visto Jesus, a nova Torah, como a sabedoria de Deus. Que Paulo via em Cristo o cumprimento de Pv 8.22 e segs. Parece evidente por uma passagem como Cl 1.15 e segs., que reflete intensamente a descrição do Antigo Testamento sobre a sabedoria (Novo Dicionário da Bíblia, p. 1425).”

É verdade que outros comentaristas são mais comedidos e cautelosos na identificação da Sabedoria de Pv com Cristo. Ainda assim, admitem que o texto aponta para Cristo, ainda que de forma indireta.

“Em Provérbios, as referências a Cristo relacionam-se principalmente à caracterização da “sabedoria” no capítulo 8. Mas esse texto faz referência a Cristo apenas de modo indireto. [...] O Novo Testamento lembra-nos, porém, que Cristo é a “sabedoria de Deus” [...]. Muitas das caracterizações da sabedoria em Pv 8.22-31 têm extraordinárias semelhanças cristológicas. (Conheça Melhor o Antigo Testamento, p. 188)

“Por isso, esses versículos não devem ser interpretados como referência direta a Cristo. Não deixam, porém, de fornecer parte dos antecedentes históricos para o retrato que o NT pinta de Cristo como Palavra divina (Jo 1.1-3) e como sabedoria de Deus (1Co 1.24,30; Cl 2.3).” (Bíblia de Estudo NVI).

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