terça-feira, 11 de agosto de 2009

Salmo 116.15

Salmo 116.15
Preciosa é aos olhos do Senhor
a morte dos seus santos.[?]
[1]

A morte dos santos é realmente preciosa aos olhos do Senhor?
Depende. Sim, depende da tradução que você escolher, e do que você quer dizer com preciosa. A pergunta torna-se muito intrigante na medida em que se consulta outras traduções como a NVI
[2] e NTLH[3]. Vejamos:

O SENHOR vê com pesar a morte de seus fiéis. (NVI)
O Senhor Deus sente pesar quando vê morrerem os que são fiéis a ele. (NTLH)

Já ouvi não poucos irmãos usarem esse texto no sentido de que a morte do fiel é agradável aos olhos do Senhor, pois estarão com o Senhor. A idéia não está totalmente equivocada. O equívoco reside no uso desse texto (Sl 116.15) para fundamentar a idéia. Outros textos poderiam ser utilizados para fundamentar essa idéia, mas não o texto em comento (e.g. Fp 1.21-23).
Salmo 116.15 não ensina que Deus se alegra com a morte do fiel, recebendo-o em Seus braços.
O texto hebraico pode ser traduzido assim: “A morte dos fiéis tem um valor muito elevado ou custa muito caro para Deus”. O vocábulo traduzido por “preciosa” ou “pesar” é יָקָר e transmite a idéia de algo cujo preço é elevado, tem um alto valor.
As traduções de Almeida (ARA
[4], ARC[5], ACF[6]) são mais literais, e podem deixar a interpretação dúbia, como tem acontecido. Ou seja, não poucos têm entendido que a palavra hebraica traduzida por “preciosa” tem a conotação de que Deus considera agradável a morte dos fiéis, pois recebê-los-ão a Si.
A seu turno, as traduções modernas (NVI e NTLH) são interpretativas, de modo que não restará dúvida acerca do texto, conquanto a NVI em sua nota de rodapé admita a possibilidade de se traduzir como a ARA. Assim, o leitor não entenderá o texto de outra maneira senão que Deus não se alegra com a morte dos fiéis.
Por isso, afirmei que a resposta dependerá do que se entende por “preciosa”, ou de qual tradução escolher.
Pelo texto hebraico do Salmo 116, analisado de forma isolada, até se poderia entender que a morte do fiel tem valor aos olhos de Deus, porquanto o Senhor recebê-lo-á na glória.
No entanto, analisado o versículo dentro do contexto do Salmo 116, do Livro dos Salmos e da teologia do AT, se depreenderá que a interpretação do texto dada pela NVI e NTLH é a mais consistente e plausível, sendo escorreita.
O próprio contexto do salmo denota que o salmista clamou a Deus, suplicando que o livrasse dos laços de morte. E Deus atendeu o pedido do salmista (116.1-3,8). Se o salmista quisesse expressar a idéia de que sua morte seria agradável a Deus, não clamaria daquela maneira.
Com efeito, o salmista quer expressar a idéia de que a morte dos fiéis tem um valor para Deus e custa caro, de modo que Deus prefere livrar seus fiéis a deixá-los morrer.
Essa idéia a respeito de Deus não entra em contradição com o ensino do NT. A perspectiva é distinta. Deus continua desejando que Seu povo viva muito tenha longevidade, de sorte que a morte prematura e fora dos planos do Senhor, qual seja, aquela decorrente de pecado ou falta de oração, continua não agradando a Deus, e sendo caro para o Senhor.
Ainda assim, após a morte e ressurreição de Cristo, temos a confiança de que a morte foi destruída, o véu rasgado, o acesso a Deus total e amplamente liberado, nosso coração selado com o Espírito Santo, de maneira que podemos ter a certeza de que se morrermos viveremos com Ele.
Assim sendo, o texto de Salmo 116.15 não é apropriado para um culto fúnebre.
[1] O ponto de interrogação não consta no original, mas foi acrescentado por mim para suscitar a questão.
[2] Nova Versão Internacional
[3] Nova Tradução na Linguagem de Hoje
[4] Almeida Revista e Atualizada
[5] Almeida Revista e Corrigida
[6] Almeida Corrigida Fiel

7 comentários:

Paulo Silvano disse...

Caro Tales,

Belo texto; conciso e claro.
A feliz conclusão: “Com efeito, o salmista quer expressar a idéia de que a morte dos fiéis tem um valor para Deus e custa caro, de modo que Deus prefere livrar seus fiéis a deixá-los morrer” e também a afirmação: “a morte prematura e fora dos planos do Senhor, qual seja, aquela decorrente de pecado ou falta de oração, continua não agradando a Deus, e sendo caro para o Senhor”, demonstram claramente que aceitamos apenas em tese as afirmações calvinistas que defendem um Deus inflexível que determina todas as coisas na eternidade e dá as costas para a história. Ainda bem que só se pode construir esse deus em tese, Glórias a Deus!

Um abraço,
Paulo Silvano

Giovanni Alves disse...

Amado Irmão, Tales.

É grave a situação que vivenciamos hoje. Muita "teologia", porém pouca fundamentação. Estou me graduando em filosofia e o que tenho que engolir dos colegas de sala é que os pastores e pregadores mal conhecem o português e já saem pregando a Bíblia sem tê-la seriamente a estudado. Não que a tarefa seja para intelectuais, nada disso, porém devemos entender que ensinar pressupoe conhecer o que se ensina.
Seu texto é uma prova da necessidade de estudo sério das Escrituras.
Só A Deus, Glória

Josivaldo de França Pereira disse...

Caro Paulo Silvano, se você conhecesse o calvinismo, saberia que suas palavras e alegações irônicas não têm fundamento.

Anônimo disse...

O Salmo 116.15 deve ser lido à luz de Apocalipse 14.13.
Um forte abraço.

Unknown disse...

Graça e paz...muito bom, exelente estudo sobre o Salmo 116:15. Muitas duvidas que tinha foram concluidas!!! Parabéns querido Talles Paranahiba!!!

Thais Jund disse...

Explicação lógica e muito salutar!

Anônimo disse...

É preciosa ou Deus vê com pesar????